quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

O QUE É O GESTO?

O QUE É O GESTO?
Anna Claudia Queiroz

- O que é o grupo gesto?
GESTO- Grupo Especializado no Tratamento da Obesidade
O GESTO é uma equipe multiprofissional composta psicólogos, nutricionistas, gastrônomo, educadores físicos, fisioterapeutas, e enfermeiro. Atualmente também fonodiologa.

- Como atua?
O programa é destinado a pacientes com obesidade para tratamento clínico, obesidade mórbida, que necessitam operar, e pacientes que se submeteram à cirurgia bariátrica.
A triagem é realizada pela enfermagem, e tem por objetivo constatar se o paciente tem indicação para o programa. Posteriormente, ocorrem as entrevistas iniciais, realizadas pela equipe de psicologia, através de duas consultas, utilizando-se da entrevista clínica e dos questionários de avaliação.
Após a realização da avaliação psicológica, os pacientes são direcionados para os grupos terapêuticos / informativos.

- Como os pacientes chegam ao GESTO?
Os pacientes são encaminhados pelos médicos cooperados da UNIMED - São José dos Campos.Lembrando que o GESTO não substitui o tratamento do médico.

- O GESTO é um grupo onde há dinâmicas, como são realizadas?
As reuniões em grupo, aonde ocorrem as dinâmicas, visam:
O grupo obesidade clínica tem como objetivo identificar os aspectos psíquicos inerentes ao desencadear do sintoma obesidade e sua manutenção, como também a relação do sujeito com sua alimentação e os cuidados corporais.
O grupo destinado aos pacientes candidatos à cirurgia bariátrica também propicia a percepção sobre as motivações que o mobilizaram a optar pela intervenção cirúrgica, além de prepará-lo para o pós-operatório.
O grupo para os pacientes que se submeteram a gastroplastia possibilita auxiliar as mudanças inerentes à cirurgia, que se inicia com a mudança no aparelho digestivo e na alimentação, e posteriormente com as mudanças corporais, decorrentes do processo de emagrecimento (imagem corporal, excesso de pele).
Todo este trabalho é realizado com dinâmicas e técnicas de arte-terapia.
No GESTO o trabalho do nutricionista, gastrônomo, fisioterapeuta e educador físico têm por finalidade informar e orientar aspectos relacionados à alimentação e a corporalidade. Porém, as informações transmitidas não são apenas informadas, mas também elaboradas pelos pacientes. Por isso o trabalho no grupo é informativo e terapêutico.
A psicologia tem por objetivo avaliar e intervir na dinâmica psíquica do sujeito, como também auxiliar na elaboração de sua relação com o alimento e o corpo, propiciando uma mudança subjetiva relativa ao sintoma, viabilizando a implicação do paciente com o seu adoecer, abandonando uma postura passiva, mas de implicado no tratamento, possibilitando uma melhor aderência as orientações da equipe multiprofissional.

- Existe atendimento individualizado?
O atendimento psicológico individual acontece quando o paciente apresentar: transtorno depressivo maior, transtorno de ansiedade elevado, transtorno alimentar grave, ou alguma patologia clínica ou psíquica que dificulte o trabalho em grupo As consultas psicológicas individuais ocorrem a cada 15 dias, no total máximo de 12 consultas anuais.
As orientações nutricionais são realizadas individualmente e em grupo.


- Qual o principal objetivo com as palestras?
As palestras realizadas pela psicologia visa informar e oferecer instrumentos para o paciente elaborar questões psícológicas inerentes ao sintoma obesidade e compreender melhor sua dinâmica psíquica.
As palestras com as demais especialidades (nutricionista, fisioterapeuta, etc...) enfoca questões relacionadas a alimentação e aos cuidados corporais, visando oferecer ao paciente informações que possibilitem mudanças de hábitos, significativas para o processo de emagrecimento.

- Quais os tipos de pacientes que o GESTO atende?
Pacientes com o IMC maior de 35, candidatos ao tratamento da obesidade, clínico ou cirúrgico.
Pacientes já submetidos à cirurgia bariátrica

- Qual a importância do trabalho integrado entre nutricionistas, chefs, fonoaudiologista, psicólogos?

A resolução normativa da Agência Nacional de Saúde, nº 167 (artigo 8), enfatiza a demanda de atendimento especial para pacientes com obesidade mórbida, sendo necessário o tratamento por uma equipe multiprofissional, em nível ambulatorial. Baseado nessa exigência, a UNIMED/SJC, iniciou o programa GESTO-Grupo Especializado no Tratamento da Obesidade.
A obesidade se caracteriza pelo aspecto multifatorial
em seu desencadeamento e na sua manutenção.
Portanto, torna-se indispensável o tratamento dessa
sintomatologia por uma equipe multiprofissional.
Enfatizando que este trabalho não substitui os cuidados médicos necessários na doença obesidade.


- Já houve dificuldades para que o trabalho fosse desenvolvido? Quais foram elas?

Observou-se um contraste nos resultados entre os pacientes candidatos à cirurgia bariátrica e os que estão realizando o tratamento clínico da obesidade.
O grupo do tratamento clínico da obesidade aderiu gradativamente às orientações do programa. Os candidatos à gastroplastia solicitaram constantemente a intervenção cirúrgica imediata, pois há uma crença que a única forma de emagrecer é através da cirurgia bariátrica .
Concluímos que dependendo da crença do paciente com relação a possíveis estratégias de emagrecimento, como a opção pela cirurgia bariátrica, os resultados se diferenciam.
Conseqüentemente, é relevante enfatizar a importância das mudanças de hábitos, independente se o tratamento da obesidade for clínico ou cirúrgico, auxiliando o obeso na construção de uma nova rede de crenças relativa a alimentação e aos cuidados corporais, refletindo em mudanças com relação a alimentação e a corporalidade , possibilitando uma melhora na qualidade de vida.
A obesidade é uma doença crônica, decorrentemente deve ser cuidada constantemente, tanto com tratamento clínico ou mesmo após a cirurgia bariátrica.