sexta-feira, 5 de março de 2010

Caldos pós cirurgia bariátrica-Gastronomo Marco Antonio Pinheiro

As sopas

Gastronomo Marco Antonio Pinheiro

O modo de preparo das sopas nesta primeira fase deve ser feito exatamente como indicado, para ter um efeito positivo. O que pode variar é a combinação dos alimentos de cada grupo. Veja a tabela abaixo.

Grupo 1 Grupo 2 Grupo 3 Grupo 4
Frango sem pele Mandioca Escarola sem talo Cenoura
Carne bovina magra Batata Acelga sem talo Abóbora madura
Peixe Cará Alface sem talo Chuchu
Ovo Mandioquinha Chicória sem talo Beterraba
Macarrão para sopa Espinafre sem talo Vagem


Na composição das sopas deve haver a presença de um alimento de cada grupo. Por exemplo: Sopa de peito de frango, batata, espinafre e cenoura.
Para facilitar o dia-a-dia você pode comprar peito de frango, carne magra (patinho, coxão mole, alcatra), peixes magros (cação, pescada, linguado, tilápia) e porcioná-los em pequenas porções suficientes para uma ou duas preparações. Você pode utilizar saquinhos plásticos próprios para isso. Então você pode congelar. Quando for utilizar, descongele na geladeira um dia antes.
Como foi dito anteriormente, o tempero fico a seu gosto. A pasta de cebola, alho, salsão, etc... ajuda na elaboração. As ervas especiarias vão dar um toque especial.
O mais importante é deixar a sopa sem pedaços de carnes e legumes ou fibras de verduras. Então a melhor maneira de prepará-las é seguir o passo-a-passo descrito abaixo.

1- Antes de começar separe todos os ingredientes e utensílios que serão utilizados. Isso fará com que a sopa seja feita com rapidez e sem dor de cabeça.
2- Coloque a panela no fogo e deixe esquentar um pouco.
3- Coloque a carne que será utilizada. Deixe a carne grelhar um pouco e depois mexa, para que todos os lados fiquem bem corados. Isso ajuda a extrair muito sabor da carne.
4- Coloque os alimentos dos grupos 2 e 4. Deixe que eles fritem junto com a carne. Mexa sempre nesta etapa para não queimarem.
5- Acrescente a pasta de temperos. Preparada a seu gosto. E deixe refogar um pouco.
6- Acrescente a água ou o caldo base e logo em seguida o alimento do grupo 3 (verdura).
7- Quando começar a ferver, abaixe o fogo e deixe cozinhar em fogo brando.
8- Quando o líquido tiver reduzida ao ponto de não cobrir os legumes, verifique se eles já estão bem cozidos. Se não tiverem, acrescente um pouco mais de água.
9- Quando tudo estiver bem cozido, desligue o fogo e com cuidado retire a carne e as verduras.
10- Com a ajuda de um mixer ou liquidificador bata bem a sopa. Se for utilizar um liquidificador, tome cuidado, coloque um pano em cima da tampa e segure firme. Senão vai voar sopa pela cozinha inteira, inclusive em você.
11- Experimente. Se for necessário, corrija o sal. Coloque um fio de azeite e bom apetite.


Quantidade dos alimentos para a elaboração das sopas.

Grupo 1 – Coloque uma xícara de carne picada em cubos grandes.
Grupo 2 – Coloque duas xícaras do legume ralado.
Grupo 3 – Coloque 5 folhas grandes ou 10 folhas pequenas da verdura.
Grupo 4 – Coloque uma xícara do legumes ralado
Líquido – 10 xícaras de água ou de caldo.