sexta-feira, 5 de março de 2010

A IMPORTÂNCIA DO TRATAMENTO PSICOLÓGICO APÓS A REALIZAÇÃO DA CIRURGIA BARIÁTRICA: QUANDO O QUE SE PERDE VAI ALÉM DO PESO. MENÇÃO HONROSA

Anna Claudia Queiroz e Niraldo de Oliveira Santos

Menção Honrosa NO III congresso interamericano de psicologia da saúde: territórios do psicólogo Hospitalar “O mapa não é território”, 2005.


Antes da cirurgia, a obesidade justificava uma série de impedimentos na obtenção de sucesso na vida afetiva e profissional. Com o emagrecimento e a perda da base de argumentação que fundamentava as impossibilidades frente à vida e ao mundo, o indivíduo se defronta com vivências psíquicas novas, levando a perdas: de peso; de ganhos secundários; do direito de se acomodar na vida profissional e na vida pessoal.
Há o aumento na exigência para estabelecer novos laços afetivos e na expectativa do campo profissional. Após a cirurgia ocorre a perda do direito de comer em excesso e a perda dos ganhos secundários que se obtinha com a obesidade.
Ao se construir uma série de exigências, que culminam com um alto grau de ansiedade para a efetivação do sucesso, podem-se desencadear crises psicológicas. Frente à impossibilidade de ingerir alimentos como antes, ocorre o investimento excessivo em outras atividades, visando o alívio de tensão ocasionado pela ansiedade, justificando a importância do tratamento psicológico no pós operatório da cirurgia bariátrica,