sexta-feira, 5 de março de 2010

GESTO- GRUPO ESPECIALIZADO NO TRATAMENTO DA OBESIDADE

GESTO-GRUPO ESPECIALIZADO NO TRATAMENTO MULTIPROFISSIONAL DA OBESIDADE


Anna Claudia Queiroz, Ana Rita Azevedo, Rosangela Araújo, Maria Lúcia Rebello, Lorena Lins, Irtes Ferreira, Andrea Pinchelli, Bruna Oneda, Patricia Pinchelli,Juliana Sales,
Catarina Harmbacher, Elaine Azevedo, Michele Pereira De Lima, Ana Lúcia Villaron,
Marco Pinheiro, Ana Silvia Pacheco Rosa, Roberto Kikko, Moacir Fernandes.



Introdução: A obesidade se caracteriza pelo aspecto multifatorial em seu desencadeamento e na sua manutenção. Conseqüentemente, é relevante o tratamento dessa sintomatologia por uma equipe multiprofissional. Objetivo: Visando intervir nos vários aspectos inerentes a obesidade, uma opção de tratamento é o trabalho conjunto de diversas especialidades. A presente forma de tratar vem sido utilizado pelo GESTO - Grupo Especializado no Tratamento da Obesidade - na UNIMED de São José dos Campos/SP.

Método: O GESTO é uma equipe multiprofissional composta por médicos, psicólogos, nutricionistas, gastrônomo; educadores físicos, fisioterapeutas e enfermeiro. O programa é destinado a pacientes com obesidade clínica, obesidade mórbida e pacientes que se submeteram à cirurgia bariátrica, que são encaminhados pelos médicos cooperados da UNIMED - São José dos Campos. A triagem é realizada pela enfermagem, e tem por objetivo constatar se o paciente tem indicação para o programa. Posteriormente, ocorre a entrevista inicial, realizada pela equipe de psicologia, através de duas consultas, com a finalidade de realizar um psicodiagnóstico, utilizando-se da entrevista clínica e dos questionários de avaliação. No primeiro atendimento psicológico, após o acolhimento do paciente no programa GESTO, é aplicado o Inventário Sobre Peso e Estilo de Vida (WALI) e o PRIME MD (avaliação de distúrbios mentais para atenção primária). A segunda entrevista tem por objetivo permitir ao paciente relatar sua história de vida, sua relação com o sintoma obesidade, e as motivações, conscientes e inconscientes, que o fizeram procurar o tratamento, clínico ou cirúrgico, da obesidade. Após a realização do psicodiagnóstico, os pacientes são direcionados para os grupos. O tratamento no GESTO é realizado por grupos terapêuticos e informativos. O grupo obesidade clínica tem como objetivo identificar os aspectos psíquicos inerentes ao desencadear do sintoma obesidade e sua manutenção, como também a relação do sujeito com sua alimentação e os cuidados corporais.O grupo destinado aos pacientes candidatos à cirurgia bariátrica também propicia a percepção sobre as motivações que o mobilizaram a optar pela intervenção cirúrgica, e a prepará-lo para o pós-operatório. O grupo para os pacientes que se submeteram a gastroplastia possibilita auxiliar as mudanças inerentes à cirurgia, que se inicia com a mudança no aparelho digestivo e na alimentação, e posteriormente com as mudanças corporais, decorrentes do processo de emagrecimento (imagem corporal, excesso de pele). No GESTO o trabalho do nutricionista, gastrônomo, fisioterapeuta e educador físico têm por finalidade informar e orientar aspectos relacionados à alimentação e a corporalidade. A psicologia tem por objetivo avaliar e intervir na dinâmica psíquica do sujeito e na sua relação com o alimento e o corpo, propiciando uma mudança subjetiva relativa ao sintoma, viabilizando a implicação do paciente com o seu adoecer.

Conclusão: O tratamento da obesidade pela equipe multiprofissional tem se mostrado uma estratégia eficaz, pois esta sintomatologia se caracteriza por apresentar aspectos multifatoriais. Conseqüentemente, o trabalho conjunto com as diversas especialidades, propicia o paciente a elaborar os vários fatores inerentes ao sintoma, e a se responsabilizar pelas mudanças de seu estilo de vida, auxiliando no tratamento médico, clínico ou cirúrgico, da obesidade.


Palavras-Chaves: Alimentação, Corporalidade, Obesidade, Equipe multiprofissional, Tratamento.