sexta-feira, 5 de março de 2010

INSATISFAÇÃO CORPORAL NA MODERNIDADE: UM ESTUDO PRELIMINAR PARA A VALIDAÇÃO DO INVENTÁRIO DE TRANSTORNOS ALIMENTARES (EDI- 3)- MARIA LÚCIA REBELLO

Maria Lucia R. Machado , Marlene Monteiro da Silva , Niraldo de Oliveira Santos ,
Dr. Arthur B. Garrido Junior , Dra. Mara Cristina Souza de Lucia

A insatisfação com o corpo é um fenômeno atual e de intensa magnitude, atingindo homens e principalmente as mulheres, sendo fator de risco para o inicio e manutenção de comportamentos alimentares inadequados.

O objetivo do presente estudo foi verificar se há diferença significativa entre homens e mulheres em relação à insatisfação com o corpo e se a insatisfação com o corpo é influenciada pelo IMC. O instrumento utilizado foi o Eating Disorder Inventory – EDI-3, aplicado em 157 indivíduos de ambos os sexos, com idade entre 18 e 61 anos, que não tinham o diagnóstico prévio de transtorno alimentar.

A partir da análise dos dados, concluiu-se que ambos os sexos estão insatisfeitas com o seu peso atual. O ideal de corpo ditado socialmente leva ambos os sexos a buscarem se enquadrar neste padrão.A insatisfação com o corpo torna-se então crônica, quando estes ideais não são alcançados.

Palavras-chave : imagem corporal ; transtorno alimentar ; EDI-3